História




Mais de três décadas dedicadas à Arte Vidreira








    Desenho de arquitetura, ilustração, jóias e finalmente o Vitral, esta tem sido minha trajetória na arte. Em trinta e cinco anos de carreira, trinta e dois foram dedicados ao Vitralismo, desde seu projeto, confecção como também sua restauração.
    Na arquitetura contemporânea os vãos de iluminação foram ficando cada vez maiores, tendência que a indústria do vidro acompanhou desenvolvendo produtos cada vez mais resistentes para atender aos mais ousados projetos arquitetônicos.
    Na contramão desta evolução ficaram os vitrais visto que a última inovação registrada na história foi efetuada a mais de cem anos pelo americano Louis Confort Tiffany.
    De lá pra cá, pouco ou quase nada se acrescentou em conceito e qualidade a essa nobre arte.
    Finalmente em meados de 1994 quebro um conceito mantido por séculos e implanto de uma só vez  duas mudanças absolutamente únicas na história mundial do vitral.
    A primeira é a estruturação das obras por meio de técnicas construtivas de características únicas, concebido para vencer vãos até então impossíveis para os vitrais de técnicas convencionais, utilizando aços e soldas de ligas especiais, o vitral estruturado surge indiscutivelmente como o mais resistente vitral já produzido no mundo.
    A segunda mudança diz respeito à criação do alto-relevo, dando às obras uma atmosfera realista.
    Como resultado final, uma mistura de qualidade e segurança, aliadas a beleza e personalidade de obras exclusivas, únicas, datadas, e assinadas pelo artista.
    Reynaldo Ramos

  “O mundo mecanizado e informatizado que vem pela frente terá saudades de outras coisas, velhas e boas. E técnicas antigas serão revitalizadas, elas foram provadas por muitos séculos, funcionam, serão estudadas e outra vez, viverão..” (Marianne Perette)